“A vitimização do discurso feminista me irrita”, diz Fernanda Torres
Em “Mulher”, texto publicado nesta segunda-feira (22) no jornal Folha de S. Paulo, a atriz e escritora Fernanda Torres discorre sobre um dos assuntos mais discutidos nas redes “reais” e virtuais: o feminismo.
Compartilhado no blog #AgoraQueSãoElas – página criada após a bem-sucedida campanha em que colunistas homens cediam seus espaços a mulheres em jornais e blogs –, o texto recebeu críticas após a atriz afirmar que o machismo não a incomoda.
“Não me incomoda o machismo, confesso, talvez seja uma nostalgia de infância que carrego. A geração que me criou era formada por machões gloriosos, de Millôr a Miéle, irresistíveis até nos seus preconceitos”, escreveu.
- Fernanda Paes Leme rebate Mario Frias: ‘Expor macho limitado me dá prazer’
- Mulheres sofrem ataques ao defender a democracia no Brasil
- Circo di SóLadies leva palhaçaria feminista ao Sesc Santo André
- ‘Me senti um alvo por ser mulher’, diz Isis Valverde sobre machismo
A atriz também afirmou ser contrária às campanhas “antipaquera” e à “vitimização” do discurso feminista. “Rejeito as campanhas anti fiu fiu e considero o flerte um estado de graça a ser preservado. (…) A vitimização do discurso feminista me irrita mais do que o machismo”, defendeu. Leia a coluna na íntegra aqui.
Após a publicação do texto, várias mulheres se posicionaram e disseram estar decepcionadas com a opinião da atriz. Leia alguns comentários:
Acabo de ler um texto tão ruim da Fernanda Torres na Fuólha que o único lado bom é não querer chegar perto de nenhum livro dela.
— Srta. Bia (@srtabia) February 22, 2016
ai que texto infeliz, fernanda torres https://t.co/r2cWzIk5Hr
— thais k. lancman (@___thais) February 22, 2016
Que decepção ver esse texto da Fernanda Torres no #AgoraÉQueSãoElas. Não só pelo que diz, mas por não sacar onde ela quer chegar.
— Vanessa (@jardim_da_v) February 22, 2016
Li um texto da Fernanda Torres aqui que fez meus olhos sangrarem.
— michelle (@_michellebruna) February 22, 2016
Gente esse texto da Fernanda Torres…é normal sentir vontade de pegar na mão e falar que vai ficar tudo bem que ela não precisa disso?
— ly (@ly_carr) February 22, 2016
miga fernanda torres ce usa tantos clichés que só posso pensar que não entendeu nada do que tá acontecendo
— to neuvosar™ (@likeazombie) February 22, 2016
A Fernanda Torres disse que o feminismo a incomoda mais que o machismo. Acho que ela não entendeu algumas coisas… https://t.co/dRgFmlEzgz
— Carol Patrocinio (@carolpatrocinio) February 22, 2016