Abono PIS/PASEP: ano-base 2022 terá valor maior

Calendário ainda não foi divulgado, mas saque será em 2024

A notícia mais aguardada do PIS/Pasep 2024 acaba de chegar
Créditos: Istock/RHJ
A notícia mais aguardada do PIS/Pasep 2024 acaba de chegar

Uma boa notícia para os brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2022. O abono PIS/PASEP terá um reajuste em relação a este ano. Um dinheiro a mais é sempre bem-vindo!

O Governo Federal ainda não anunciou o calendário de pagamento que, como já dissemos, é referente ao ano-base de 2022. Porém, o pagamento será em 2024, devendo seguir a mesma ordem deste ano.

Como o valor do abano é atrelado ao valor do salário mínimo e o mesmo deve aumentar em 2024, o abono terá um valor a mais. Para ter direito ao abono, é preciso ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00) durante o ano-base (2022). Também é necessário ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2021;

Como consultar se tenho a receber?

Atualmente, está sendo pago pelo Governo o benefício para aqueles que trabalharam em 2021. Neste caso, os trabalhadores que têm confirmado o direito ao abono salarial, poderão sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro. Depois desse prazo, será necessário aguardar uma convocação especial do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para saber se você tem dinheiro a receber, Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza os seguintes canais para consulta de direito do benefício:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Portal www.gov.br

O que é abono salarial?

É um benefício anual, equivalente ao valor de até um salário mínimo.

O que significa PIS e PASEP?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. É um programa com mais de 50 anos e os benefícios são voltados a brasileiros que trabalham com carteira assinada em empresas privadas. Já o PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio dos Servidores Públicos e é voltado para funcionários públicos de todas as esferas do Governo.

Quem recebe o PIS, saca o dinheiro pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é gerenciado pelo Banco do Brasil.