Ação do homem aumenta desmatamento das florestas ao redor do mundo
Presença do homem provoca perda de 13% a 75% da biodiversidade
Estudo recente divulgado no jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira revela que se uma pessoa se perder em qualquer floresta do mundo, ela terá 70 % de chance de conseguir sair da vegetação fechada após menos de um quilômetro de caminhada.
O número é resultado de uma pesquisa que reuniu os mapas de regiões vulneráveis dos principais biomas do planeta e um estudo sobre a situação das bordas das florestas onde a presença do homem é considerada uma ameaça. A proximidade da influência humana pode provocar perda de 13% a 75% da biodiversidade, ainda de acordo com o estudo.
Como critério para a realização da pesquisa, o estudo se baseou em experimentos de décadas de como o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, que está desde 1979 no Amazonas. O relatório aponta eventos como invasão de espécies, colapso de microclima e mudanças na composição das plantas.
- 1/3 das árvores corre o risco de desaparecer, diz relatório internacional
- Poluição de incêndios florestais causa mais de 12 mil mortes por ano
- O que o presidente eleito Lula falou na COP 27?
- Fiocruz descobre 176 patógenos da Amazônia que podem causar 76 doenças
Em um ano, desmatamento cresce 282% na Amazônia
Se comparado ao mês de fevereiro de 2014, neste ano o desmatamento corresponde a 42 km – aumento de 282% em relação ao mesmo período , quando foram devastados 11 km.
Os números foram levantados pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Ainda de acordo com o boletim, o maior rastro da devastação se observa no Mato Grosso, 37%, Roraima, 28%, Amazonas, 16%, Pará, 14% e Rondônia, 5%.