Acre entra em situação de emergência por causa das chuvas
O Rio Acre ultrapassou a cota de alerta de 14 metros, alcançando 16,23 metros
Estados da região Norte do Brasil estão em alerta devido às fortes chuvas que têm atingido a área. No estado do Acre, o governo local e a prefeitura de Rio Branco emitiram um decreto de situação de emergência em decorrência das chuvas intensas.
Cerca de 32 mil pessoas foram afetadas na capital, das quais pelo menos 2.000 foram desalojadas e outras 500 aguardam em abrigos municipais.
A precipitação começou na quinta-feira, 23, e em apenas 13 horas superou mais da metade da média esperada para o mês de março. A BR 364 foi danificada e o tráfego foi interrompido. O Rio Acre ultrapassou a cota de alerta de 14 metros, e subiu para 16,23 metros no último sábado, 25, de acordo com o último boletim emitido pela Defesa Civil do Estado.
- Aquecimento global pode chegar a 3,6ºC, indica relatório da ONU
- Ciclone extratropical e chuva intensa são esperados nesta semana; saiba como fica sua região
- NASA chama a atenção para a seca do Solimões e queimadas
- Satélite revela que Antártica está ficando verde em ritmo acelerado
Um plano de contingência foi estabelecido para ajudar aqueles afetados, incluindo a recepção das primeiras doações de cestas básicas, roupas, colchões e outros suprimentos. Escolas da rede estadual, por exemplo, foram fechadas e são usadas como abrigo, com um total de 24 disponibilizados.
A previsão é que mais de 100 milímetros de chuva caiam na região durante o fim de semana, o que aumenta o risco de inundações, especialmente na capital. A região, no entanto, está sob alerta laranja e há preocupações com outros municípios, como Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia.