Adeus à bengala: nova representação de idoso mostra que pessoas mais velhas são mais ativas do que antigamente
Um pictograma é uma imagem que usa símbolos de fácil compreensão para representar objetos ou conceitos, como “proibido estacionar”, “extintor de incêndio”, “área de escola”, etc. Esta imagem ao lado é o pictograma que representa o idoso. Mas um grupo de pessoas achou que esse idoso, com as costas arqueadas e que mal consegue se manter em pé sem segurar na bengala, não representa mais o idoso contemporâneo, que continua muito ativo depois dos 60 anos. Surgiu assim o movimento “Nova Cara da 3ª Idade”.
A principal proposta da iniciativa, que surgiu no começo de 2012, era pleitear a mudança do pictograma do idoso junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para fazer isso, ela usou o financiamento coletivo para criar um projeto e organizar uma grande coleta de ideias, que resultou em três opções de pictogramas diferentes para representar as pessoas mais velhas – todo o processo foi documentado em uma fanpage do facebook. A vencedora foi essa que está aí abaixo.
- Como estes dois alimentos ajudam a prevenir o diabetes, segundo a ciência
- Diadema recebe 13ª Virada Inclusiva a partir de segunda
- Frejat, Maurício Manieri e Jeito Moleque agitam Feira do Natal Solidário em Santo André
- Perdi meu RG! Será que ainda dá para viajar de ônibus?
A “nova cara” do pictograma, que será proposta oficialmente à ABNT, pretende passar a mensagem de que a 3ª idade é outra nos dias atuais. Segundo o projeto, “A figura mostra alguém que já passou dos 60 e continua caminhando. É feita uma referência ao tempo vivido, à experiência de vida e à prosperidade”.