Adolescente corta o pulso após ser ameaçada por ‘Momo’, em PE
A pessoa por trás do perfil ameaçou matar os familiares da jovem caso ela não se machucasse fisicamente
A Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e Adolescentes e Atos Infracionais de Pernambuco investiga uma ameaça sofrida por uma adolescente de 13 anos enviada por um ‘Momo’, que a fez cortar o próprio pulso. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, cidade localizada a 21 quilômetros de Recife.
De acordo com as autoridades que investigam o caso, a vítima recebeu uma mensagem on-line no Facebook, no início deste mês, com uma pessoa orientando-a a se machucar ou ele/ela mataria seus familiares.
A pessoa com quem a adolescente conversava pela plataforma virtual utilizava em seu perfil uma foto de uma obra de arte japonesa que ficou conhecida como ‘Momo’.
- Meta envia aviso para adolescentes desconectarem o Instagram durante a noite
- Como lidar com filhos na pré-adolescência?
- Jojo Todynho responde após ser detonada pelo ex-marido: ‘A maior bolsonarista’
- Ator pede desculpas após ser criticado por separação: ‘Fui infeliz nas palavras’
“Cerca de 10 dias antes [de adolescente cortar o pulso], esse perfil vinha amigavelmente conversando com ela. [A relação] começou normalmente, dizendo informações pessoais, e sem fazer nenhuma ameaça. Só que durante esse tempo, a mãe notou comportamentos estranhos da filha, porque ela ficava muito tempo no quarto e se cobrindo com lençol”, disse a delegada Vilaneide Aguiar.
Para Aguiar, como a pessoa por trás do perfil já tinha informações básicas da adolescente, como endereço de residência, a jovem ficou com medo de que ele/ela pudesse concretizar a ameaça e acabou obedecendo.
“A sorte é que a mãe tem acesso ao celular da filha. Ela viu o perfil da Momo e bloqueou imediatamente […] Acreditamos que seja uma pessoa adulta que soube manipular a adolescente, pois começou de forma amigável e ganhou sua confiança”, declarou.
A delegada ressaltou ainda a importância dos pais terem acesso aos aparelhos telefônicos dos filhos para monitorar os sites que estão eles usando e as pessoas com quem estão se comunicando.
Com informações do jornal O Globo
Alerta!
As redes sociais fazem parte do cotidiano das sociedades modernas, com bilhões de pessoas conectadas diariamente. Com tamanha exposição, crianças e adolescentes que ingressam cada vez mais cedo nesse universo ficam suscetíveis a ataques de criminosos.
Por isso, é sempre importantes os responsáveis ficarem de olhos nos perfis dos filhos, a fim de evitar que o pior aconteça.
Veja algumas dicas recomendada por especialistas no link abaixo.
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/defender/indicacao/seguranca-nas-redes-sociais-dicas-para-nao-expor-as-criancas/