Aécio Neves é internado às pressas e passa por cirurgia
“A cirurgia transcorreu sem intercorrências e o paciente passa bem”, diz o boletim médico
O deputado federal e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) foi internado e submetido, na tarde de terça-feira, 31, a uma cirurgia de emergência, depois de ter uma crise de apendicite em Florianópolis (SC), na Lagoa da Conceição, onde passa férias com a família. A esposa e os dois filhos moram na capital catarinense.
Em nota divulgada na terça-feira, o Hospital Baía Sul, onde Aécio está internado, informou que o ex-deputado deu entrada pela manhã com apendicite aguda, confirmada por exames. “A cirurgia transcorreu sem intercorrências e o paciente passa bem”, afirmaram o diretor técnico, Rafael Klee, e o cirurgião responsável, Jeferson Diel.
O ex-senador e atual secretário da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, Paulo Bauer (PSDB), acompanhou Aécio no Hospital e conversou com ele no último dia do ano. Segundo Bauer, o deputado está passando bem.
- Entenda o que é a cirurgia de amputação do reto pela qual Preta Gil passou
- O que é hematoma subdural que fez Tony Ramos passar por cirurgia
- Conheça os sintomas mais comuns da apendicite aguda
- Jornalista Evaristo Costa é internado após complicação da doença de Crohn
Por que a apendicite leva o indivíduo às pressas para o hospital?
Como diz o nome, apendicite é uma inflamação do apêndice — uma pequena bolsa anatômica que faz parte do intestino grosso, localizada do lado direito do abdômen.
É comum ouvirmos as pessoas dizerem que o apêndice é um órgão que não apresenta funções ao nosso corpo. Porém, esta é uma “meia” verdade, uma vez que ele atua na produção de anticorpos e também estoca bactérias intestinais importantes para o nosso processo de digestão. Apesar disso, até hoje não foi registrado pela medicina nenhum problema quando o apêndice é retirado de maneira cirúrgica.
Não é sempre possível definir exatamente as causas da apendicite, mas existem algumas situações que podem favorecer a inflamação, como:
- Infecções gastrointestinais (como as viroses);
- Obstrução devido à gordura ou às fezes;
- Traumatismo do apêndice (que causa a sua ruptura e impede o fornecimento de sangue para a região);
- Parasitas intestinais.
Quais são os sintomas de apendicite?
Os sintomas podem variar dependendo da idade e da posição do apêndice, mas em geral, o paciente apresenta:
Confira o final da matéria no Blog do Consulta do Bem!