Agência de inteligência confirma ameaça de atentado terrorista do Estado Islâmico no Brasil
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou nesta quinta-feira, 14, que a ameaça de um atentado terrorista no Brasil foi realmente publicada no Twitter por um dos membros oficiais do Estado Islâmico.
O post foi ao ar uma semana após os atentados em Paris, em novembro de 2015, pelo perfil de Maxime Hauchard, de 22 anos – terrorista francês que aparece decapitando sírios em vídeos do grupo.
A mensagem diz o seguinte: “Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda”.
- ‘Não vamos perdoar’, diz Biden sobre ataque terrorista no Afeganistão
- Atentado em mesquita no Egito deixa ao menos 235 mortos
- Estado Islâmico reivindica ataque terrorista em Barcelona
- Estado Islâmico assume autoria de atentados em Londres
O diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, afirmou que Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. “Ele é o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo é como estar no Éden”, disse.
De acordo com Sallaberry, há um crescente nível de brasileiros que dizem ter feito o juramento ao califado do Estado Islâmico, ou seja, concordantes com um grupo que deturpou os princípios da religião islâmica e utiliza a violência para expandir seu domínio territorial.
Olimpíadas 2016
No momento, a maior preocupação da agência são as Olimpíadas, que acontecem de 5 a 21 de agosto. Nesse caso, os ataques de “lobos solitários”, ou seja, pessoas que praticam o ataque sozinhas, são os mais procurados.
Dez delegações, entre elas dos Estados Unidos e Canadá, são classificadas pela agência com nível “muito alto” para ataques. O nível de ameaça da delegação brasileira é alto.