Agência de notícias das periferias busca recursos
Arrecadação no Catarse contribuirá para criação do CNPJ e formalização dos jornalistas que dão voz às periferias da Grande São Paulo
Os correspondentes da Agência Mural, primeira agência de notícias, de informação e inteligência sobre as periferias de São Paulo, lançaram uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para formalizar o grupo como uma associação sem fins lucrativos. A meta é arrecadar R$ 36 mil até o dia 12 de maio.
Nas últimas décadas, a periferia ficou de fora da cobertura de boa qualidade ou foi mal representada por relatos de atos violentos, pelas estatísticas de pobreza e em uma ou outra atração cultural. Por isso em 2010, o blog Mural, o primeiro blog de notícias das periferias de São Paulo, nasceu como um esforço coletivo de cerca de 20 dos correspondentes atuais para diminuir essas lacunas de informação.
Formada por mais de 60 jornalistas, comunicadores e blogueiros que nasceram, cresceram e ainda moram nas periferias de norte a sul da cidade e da Grande São Paulo, a Agência Mural com o compromisso de publicar reportagens por meio dos muralistas, como são chamados esses correspondentes locais, já escreveram mais de mil histórias nestes seis anos.
“Ainda temos muitos planos e queremos crescer, mas ainda somos um coletivo, e todo trabalho que fazemos é feito na força e na vontade de todos os que acreditam na nossa missão de dar informação de qualidade e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias na região metropolitana da Grande São Paulo”, declara Izabela Moi, jornalista, co-fundadora e co-gestora da Agência Mural.
Participe
Para quem quiser contribuir e ajudar a financiar os primeiros anos da agência como associação, a doação poderá ser de R$ 10 a R$ 5000, com direito a recompensas como o livro “Cidade do Paraíso – Há vida na maior favela de São Paulo”, escrito pelo correspondente de Paraisópolis Vagner de Alencar, kit “Periferia é”, entre outros. A doação pode ser feita em catarse.me/agenciamural.