Agosto é o mês da fotografia no CCJ

Por Redação
09/08/2010 15:03 / Atualizado em 16/08/2010 10:43

Dia 19 de agosto é o dia mundial da fotografia. Para celebrar a data, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) realiza a quarta edição das “Semanas temáticas”.  Este projeto promove atividades que discutem a imagem fotográfica, sua materialidade, aplicação e linguagem, por meio de oficinas, palestras e debates.

Confira a programação abaixo:

Saída fotográfica: Parque da Luz e Pinacoteca

Os participantes produzem imagens com orientação técnica. Após a caminhada, uma oficina para orientar na análise dos registros obtidos. Para participar, é necessário levar celular com câmera fotográfica ou câmera digital.

Dia 14 de agosto, às 10h.

Processos alternaticos/cianotopia

Oficina de produção de imagens por meio da técnica de cianotipia (processo de impressão fotográfica que utiliza as propriedades de sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta, no qual as imagens são obtidas a partir de filmes negativos com a mesma dimensão da cópia final).

Levar um secador de cabelo.

Dia 21 de agosto, das 10h às 16h.

Autorretrato

Palestra que traz um recorte panorâmico desta prática fotográfica e apresenta a produção do autorretrato como uma prática mais autoral.

Dia 21 de agosto, às 18h.

Aula aberta com Eustáquio Neves

O encontro propõe um espaço de descobertas sobre os recursos utilizados pelo fotógrafo e videoartista mineiro. Desde 1989, Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares por meio da manipulação de negativos e cópias. Suas temáticas relativas à identidade e à memória da cultura afrodescendente são amplamente divulgadas em mostras no Brasil e no exterior.

Dia 22 de agosto, das 10h30 às 13h30

Pinhole com filme

Durante a oficina, o participante constrói uma pequena câmera sem lentes a partir de uma caixa de fósforos e um filme fotográfico, para obter cópias em cores. A atividade proporciona o melhor entendimento da formação da imagem.

Dias 22 e 29 de agosto, das 14h às 17h.

Edição de fotografias como processo criativo

Os participantes desta oficina são convidados a executar um trabalho visual a partir da apresentação de algumas estratégias de edição usadas por artistas visuais contemporâneos.

Dias 25 e 27 de agosto, das 18h às 20h30.

Diálogos com Claudia Jaguaribe

O projeto mensal do CCJ recebe, em agosto, a fotógrafa e artista plástica Claudia Jaguaribe. Seu trabalho se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica em mídias como fotografia e vídeo, para refletir uma visão que combina subjetividade e reflexão sobre o mundo contemporâneo.

Dia 28 de agosto, das 15h às 17h.

Câmera obscura

Oficina para a confecção de uma pequena câmera obscura, que possibilita a observação de imagens projetadas em seu interior. Nessa técnica, são utilizados materiais simples e de fácil manuseio como papel e cola. A atividade proporciona o fácil entendimento da formação da imagem e a simplicidade dos recursos necessários.

Dia 29, das 10h às 12h30.