Alckmin provoca Bolsonaro em propaganda com tiro contra criança

A campanha foi acusada nas redes sociais de plagiar uma propaganda inglesa

30/08/2018 13:41 / Atualizado em 05/05/2020 11:47

‘Não é na bala que se resolve’ é o mote da campanha
‘Não é na bala que se resolve’ é o mote da campanha - Reprodução/ Twitter

A equipe do candidato à Presidência Geraldo Alckmin produziu uma propaganda em que critica o posicionamento de Jair Bolsonaro (PSL) sobre o porte de armas. O vídeo começará a ser veiculado no horário eleitoral nesta sexta-feira, 31, mas já foi publicado no Twitter.

A peça publicitária tem como mote a seguinte frase: “Não é na bala que se resolve”, inspirada em uma propaganda inglesa contra violência armada. No vídeo de um minuto, com música clássica ao fundo, um projétil destrói, em câmera lenta, objetos que fazem referência a problemas do país, como desemprego, fome, falta de saneamento e filas na saúde.

A crítica a Bolsonaro já apareceu em outras declarações do tucano durante campanha
A crítica a Bolsonaro já apareceu em outras declarações do tucano durante campanha - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Após mostrar as imagens dos problemas, a bala corre em direção da cabeça de uma menina, mas antes de atingi-la, se transforma na mensagem: “Não é na bala que se resolve”. A mesma crítica a Bolsonaro já apareceu em outras declarações do tucano durante sua campanha.

Assista:

Acusações de plágio

A propaganda da equipe de Alckmin é similar à peça “Kill the gun” (“Acabe com as armas”), criada pela agência AMV/BBDO, de Londres, para uma rádio local em 2007. Também com música clássica ao fundo, o filme mostra uma bala atravessando a tela e quebrando uma série de objetos. Depois, aparece um menino e, antes que o projétil o acerte, surge a frase: “Pare as balas. Acabe com as armas”.

A semelhança com o vídeo inglês fez com que muitos usuários das redes sociais acusassem de plágio a publicidade do candidato do PSDB. A equipe do tucano nega as acusações.

Veja a propaganda inglesa:

https://youtu.be/hTorFBlco9A