Alemães esgotam cerveja de cidade para boicotar evento neo-nazista

Cerca de 100 engradados de cerveja desapareceram das prateleiras de mercados e lojas de bebidas de uma pequena cidade ao leste da Alemanha

Cerca de 100 engradados sumiram das prateleiras de mercados e lojas de bebidas – Reprodução/ZDF

Em tempos extremos, moradores de uma cidade ao leste da Alemanha deram uma criativa demonstração de como reagir à recente onda fascista que ganha força em todo o mundo.

Tudo aconteceu na pequena Ostritz, vilarejo com pouco mais de 2 mil habitantes próximo à fronteira da Polônia, que recebeu o festival de música de extrema-direita “Shield and Sword”.

Contrários à realização do evento, parte da população resolveu boicotar a diversão dos cerca de 600 simpatizantes nazistas, esgotando o estoque de álcool em todos os mercados e lojas de bebidas da região. Segundo informações da agência alemã Deutsche Welle, cerca de 100 engradados de cerveja, simplesmente, desapareceram das prateleiras.

Antes, a polícia havia apreendido mais 4 mil litros de cerveja, mediante uma ordem judicial que proibiu bebidas alcoólicas no festival por razões de segurança.

Em uma verdadeira cruzada contra o festival nazista, cerca de duas mil pessoas se reuniram em uma manifestação para repudiar o evento. Em entrevista à BBC, o ativista Georg Salditt explicou a ação: “Planejamos há uma semana. Nós queríamos secar os nazistas. Pensamos que se o álcool fosse banido, também íamos esvaziar as plateleiras do Penny (supermercado)”.