Alunos do RJ já ocupam mais de 30 escolas estaduais

Alunas e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro já ocupam mais de 30 colégios em todo o estado, segundo mapa divulgado pela página Escolas do RJ em Luta.

Os manifestantes protestam contra a superlotação das salas de aula, falta de infraestrutura, além de apoiar a greve de professores do estado, que já dura há mais de quatro semanas.

Escolas ocupadas no estado

De acordo com os estudantes, a “educação nunca foi uma prioridade, mas agora está indo de mal a pior”. Eles reclamam do corte de merendas e de ar-condicionado, falta de bebedouros e de manutenção nas quadras e nos salões internos, entre outras coisas.

#OcupaTudo

O movimento que acontece hoje no Rio é semelhante aos que aconteceram em outros estados do país. No ano passado, estudantes de São Paulo ocuparam mais de 200 escolas. Em Goiás, foram mais de 30. Agora, são os alunos do Rio que engrossam a luta por melhorias no ensino público.

Segundo reportagem divulgada nesta quinta-feira, dia 14, no jornal Folha de S. Paulo, a Secretaria de Estado de Educação tenta por fim às ocupações de maneira pacífica. Leia o texto na íntegra.