Amoras inteligentes

Por: Redação | Comunicar erro

Desde domingo passado, cinco amoreiras, todas com frutos apesar de fora de época, estão num trecho da avenida Paulista. Tirando seus inventores, quase ninguém sabe que são árvores inteligentes: elas se movimentam sozinhas para tirar a poeira de suas folhas, como se quisessem ficar limpas da poluição.

O movimento é regido por sensores, localizados nos galhos, que captam os mais diversos sons – o barulho de um escapamento de moto, por exemplo. “Não é apenas uma exibição de tecnologia, mas uma peça de arte”, afirma Gilberto Prado, coordenador do grupo Poéticas Digitais, responsável pela experiência.

As amoreiras inteligentes são uma síntese da formação profissional e acadêmica de Gilberto Prado, professor de multimeios da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, formado simultaneamente em engenharia mecânica e artes plásticas.

Trecho da coluna Urbanidade, publicada no jornal Folha de S. Paulo

Conheça mais sobre o projeto Poéticas Digitais. Clique aqui.

Veja os destaques da mostra “Emoção Artificial” no Itaú Cultural

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …