Angeli participa do Sábados da Memória das Artes Gráficas

O convidado do dia 17 de julho do Sábados da Memória das Artes Gráficas, da Biblioteca de São Paulo, é o chargista Angeli. O artista contará detalhes de sua vida, obra e técnica, como já o fizeram os artistas Zélio Alves Pinto, Laerte, Elifas Andreato e Mauricio de Sousa, entre outros.

Famoso pela criação de personagens como Bob Cuspe, Rê Bordosa, Os Skrotinhos e Wood & Stock, Arnaldo Angeli Filho é paulistano, nascido em 1956. Aos 14 anos começou a trabalhar na revista Senhor. Nos anos 1970, assinou contrato com o jornal Folha de S. Paulo, onde colabora até hoje e, nos anos 1980, lançou a revista de quadrinhos Chiclete com Banana. Ao lado de Glauco e Laerte – e, posteriormente, Adão Iturrusgarai -, Angeli integrou o Los Três Amigos.

Internacionalmente reconhecido, recebeu por seis anos consecutivos o título de melhor chargista do Brasil (de acordo com o Prêmio HQ Mix). Angeli também trabalhou na TV Globo, redigindo textos para o programa infantil TV Colosso e breves animações para intervalos de filmes. Além disso, produziu o longa Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n Roll, dirigido por Otto Guerra em 2006.

O depoimento do artista, contando sobre sua vida, sua obra e sua técnica será gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca, e disponível ao público em geral. A homenagem não para por aí: após a sessão de depoimento, Angeli, assim como os demais homenageados, deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Por Redação