Anima Mundi exibe 66 filmes brasileiros

Entre os 66 filmes que serão exibidos nos quatro dias do Anima Mundi, que começa dia 22 e vai até 26, está o curta “Abracadabra”, de Fernando Brandão de Braga, gaúcho que mudou para São Paulo com os pais quando ainda era criança. Selecionado entre 1.200 candidatos, ele sabe da importância que é conseguir espaço no Anima. “ É a primeira vez que participo, por isso quando vi meu nome na lista dos escolhidos, tive que ler mil vezes para acreditar,  é uma maneira bacana de ter reconhecimento e saber que está no caminho certo.”

divulgação
Abracadabra

Interessado desde novo por imagens, buscou no curso de fotografia do SENAC a sua profissão, mas percebeu ao longo das aulas que capturar fotos por meio de uma câmera não o satisfaria. Foi então que procurou o curso Voyage – do Zero ao Curta, na Escola de Cinema 3D e Animação Melies (www.melies.com.br). “Criei esse projeto para concluir meu curso de animação na Escola e foram eles que enviaram o Abracadabra para o festival.”

arquivo pessoal
Fernando participa com o Abracadabra

A história do curta se desenrola durante três minutos e meio e mostra o caminho que um coelho percorre para conseguir sair da cartola de um mago. De onde saiu essa ideia?  Fernando queria algo simples como tirar um coelho da cartola, e de repente, percebeu que o roteiro já estava pronto.

Venceu a seleção e o interesse pelos desenhos em movimento cresceu tanto que foi convidado para ser um dos professores da Melies. Agora prepara uma nova animação para a próxima edição do evento. “Quero fazer um trabalho um pouco maior.”

O festival
Do dia 22 a 26 de julho, a 17ª edição do Anima Mundi – quinto maior festival de animação do mundo – desembarca em São Paulo trazendo 401 filmes de 40 países. As produções serão exibidas nas dependências do Memorial da América Latina.

Os trabalhos estão divididos em quatro mostras competitivas (longas, curtas, infantil e portfólio) e quatro não-competitivas (animação em curso, futuro animador e panorama de curta e longa).

Além dos desenhos de pequena duração, todos os dias há a apresentação de  longas. Pela primeira vez será exibido um projeto nesse formato assinado por uma diretora brasileira, a paulistana Mariana Caltabiano que leva para as telas a história “As aventuras de Gui e Estopa”.

Outros dois brasileiros também serão homenageados – os irmãos Anélio e Mario Lattini, criadores da primeira animação de longa-metragem brasileira, “Sinfonia amazônica”.

Com uma programação variada, o público pode conferir palestras, workshops e assistir aos curtas e longas durante cada dia do evento. E ainda, animadores de diversos lugares do mundo como o francês Michel Ocet que dirigiu “Kirikou e a Feiticeira”, “Azul e Asmar” e um videoclipe da Björk, e Henry Selick e Scott Tom animadores do longa “Coraline”, dividem as suas experiências com os frequentadores do evento.  Para conferir a programação completa é só entrar no site (www.animamundi.com.br) do evento.

Confira os locais de exibição

Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade 664 – Barra Funda
Horário de funcionamento: 11h às 24h
Ingresso: R$ 6 (meia entrada R$ 3)
Vendas por dia, a partir da abertura da bilheteria

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Informações: (11) 3113-3651, 3113-3652
Horário de Funcionamento: 10h às 20h
Todas as sessões são Catraca Livre. A retirada de senhas deve ser feita a partir das 10h.