Anúncio é criticado por fazer analogia entre travestis e ‘peças piratas’

O calendário não revela a identidade das modelos até a última página, onde está escrita a frase: "Se não é original, mais cedo ou mais tarde você sente a diferença"

21/10/2015 17:15

Uma campanha desenvolvida pela agência de publicidade ‘Leo Burnett Tailor Made’ e indicada ao prêmio do Anuário do Clube de Criação deste ano tem recebido inúmeras críticas nas redes sociais por causa de seu conteúdo transfóbico. A peça usa modelos travestis e transexuais para falar sobre “peças não originais” em mecânicas.

O projeto “The Shemale Calendar” (“o calendário travesti”), indicado na categoria “Design e Marketing Direto”, foi criado para a empresa de autopeças ‘Meritor’, “para alertar mecânicos e donos de oficina sobre a compra de peças piratas”, de acordo com a própria agência.

O calendário usa modelos travestis e transexuais para falar sobre “peças usadas”
O calendário usa modelos travestis e transexuais para falar sobre “peças usadas”

O calendário traz imagens das modelos e não revela suas identidades até a última página, onde está escrita a frase: “Se não é original, mais cedo ou mais tarde você sente a diferença”. A analogia causou polêmica envolvendo a campanha, a agência e o prêmio na internet, devido à transfobia.

O trabalho foi feito em 2013 e premiado no anuário de 2014 do Clube de Criação, que publicou no Facebook as fotos do livro com os vencedores no dia 15 de setembro. Os internautas escreveram inúmeras críticas nos comentários do post, inclusive querendo denunciar a peça ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

A agência está sendo acusada de transfobia pelas redes sociais
A agência está sendo acusada de transfobia pelas redes sociais

“Tendo em vista que os mecânicos têm o costume de pendurar nas paredes de suas oficinas calendários com mulheres em poses sensuais, criamos um calendário especial, estrelado por mulheres lindas. Ao final do calendário, mostramos que aquelas mulheres, na verdade, eram homens travestidos, que são mesmo travestis na vida real”, diz a descrição do anúncio, que chegou a ser indicado ao prêmio ‘Cannes Lions Festival of Creativity’ com o trabalho.

Veja mais fotos e assista ao vídeo da campanha: