Aplicativo ajuda a mapear atropelamento de animais em estradas
Anualmente, cerca de 400 milhões animais selvagens são atropelados no Brasil. Entre eles, 40 milhões de animais grandes e médios como onças, tamanduás, gatos e cachorros selvagens
O aplicativo Urubu Mobile foi desenvolvido para registrar atropelamentos de animais selvagens em estradas. O objetivo é utilizar as informações para ajudar na preservação das espécies e auxiliar projetos de rodovias e ferrovias.
Idealizado pelo oceanólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras, o aplicativo funciona de maneira colaborativa. Os usuários fotografam animais silvestres atropelados e o sistema marca o local e horário.
Assim, os pesquisadores conseguem mapear o problema e traçar soluções. Como existem poucos dados sobre atropelamentos de animais no país, a ferramenta pode ser essencial para a preservação.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Não é preciso ser especialista para utilizar a ferramenta, pois as fotos são avaliadas por uma equipe de pesquisadores. Porém, pessoas que trabalham em estradas serão convidadas a utilizar o aplicativo.
O aplicativo faz parte do Projeto Malha e foi patrocinado pela Tetra Pak em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o TFC/Funbio.
Via Ciclo Vivo.