Últimas notícias:

Loading...

Aplicativo ajuda a mapear atropelamento de animais em estradas

Anualmente, cerca de 400 milhões animais selvagens são atropelados no Brasil. Entre eles, 40 milhões de animais grandes e médios como onças, tamanduás, gatos e cachorros selvagens

Por: Redação

O aplicativo Urubu Mobile foi desenvolvido para registrar atropelamentos de animais selvagens em estradas. O objetivo é utilizar as informações para ajudar na preservação das espécies e auxiliar projetos de rodovias e ferrovias.

 

Idealizado pelo oceanólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras, o aplicativo funciona de maneira colaborativa. Os usuários fotografam animais silvestres atropelados e o sistema marca o local e horário.

Assim, os pesquisadores conseguem mapear o problema e traçar soluções. Como existem poucos dados sobre atropelamentos de animais no país, a ferramenta pode ser essencial para a preservação.

Não é preciso ser especialista para utilizar a ferramenta, pois as fotos são avaliadas por uma equipe de pesquisadores. Porém, pessoas que trabalham em estradas serão convidadas a utilizar o aplicativo.

O aplicativo faz parte do Projeto Malha e foi patrocinado pela Tetra Pak em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o TFC/Funbio.

Via Ciclo Vivo.

Compartilhe:

?>