Aplicativo permite que usuários ajudem a vigiar áreas da Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica lançou o aplicativo Vigilant Wallpapers, que traz imagens em tempo real dos 8% de mata nativa ainda restantes na região. O objetivo é abrir o debate e ajudar a proteger a natureza das ameaças diárias em parques e reservas, permitindo que os usuários “vigiem” as áreas de risco por meio de seus dispositivos móveis.
As imagens do app, enviadas para os fundos de tela em tempo real, são captadas por câmeras instaladas em setores estratégicos, os quais sofrem constantemente algum tipo de agressão ou crime ambiental, como queimadas, pesca ilegal ou desmatamento. Caso o vigilante observe alguma atividade suspeita poderá clicar em “denúncia”, enviando automaticamente o registro daquele momento para as autoridades locais.
O projeto-piloto, criado pela agência de propaganda Leo Burnett Tailor Made, teve início no Rio de Janeiro e deve ser levado para outras reservas do país. As câmeras utilizadas são autossuficientes e movidas a energia solar, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana, e transmitem imagens com geolocalização via streaming.
- Raio atinge e mata homem em Santa Catarina; câmera flagrou o momento
- 10 aplicativos para viajar na pandemia sem sair do sofá
- Fábio Faria diz que 87% da Mata Atlântica fica na Amazônia e vira meme
- Presidente do Ibama autoriza desmatamento na mata Atlântica
Para não interferir na fauna e na flora, as câmeras foram camufladas em formato de tronco, ninho e pedra. O Vigilant Wallpapers Jeep é compatível com sistema Android e Windows. O download está disponível na Google Play e no site.
Assista ao vídeo: