Apoie a luta do povo turco
Turcos pedem o fim do governo Erdogan; luta por direitos civis e liberdades é universal
O movimento Ocuppy Gezi, da Turquia pede solidariedade internacional. Eles enviaram um pedido de ajuda, divulgado na internet em 13 línguas diferentes, para que cidadãos ao redor do mundo ocupem praças e espaços públicos de sua cidade em apoio à luta do povo turco.
Em São Paulo, os apoiadores irão se reunir na Praça Roosevelt, no domingo, 9, a partir das 12h.
A luta turca
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Lula reforça compromisso contra a fome e alfineta Bolsonaro em discurso
- Possível execução de jogador iraniano gera protestos de personalidades nas redes
- Jogador iraniano é condenado a enforcamento por apoiar mulheres
A ação que começou para proteger o Gezi Park, em Istambul, Turquia, tornou-se um protesto anti-governo, por liberdades civis e direitos humanos. O estopim foi a violência policial que reprimiu a manifestação pacífica.
Segundo o manifesto do movimento, a violência policial chocou, mas não surpreendeu. O povo turco vem sofrendo com o autoritarismo do Primeiro Ministro Erdogan, que vem retirando direitos e liberdades, prendendo jornalistas, artistas e políticos. Além de restringir a liberdade de discurso, das minorias e os direitos da mulheres.
Os protestos pedem o fim da brutalidade policial, liberdade de imprensa, diálogo entre cidadãos e políticos eleitos e investigação dos abusos de poder do governo, que culminou na morte de pessoas inocentes.