Após críticas, Oscar pode incluir novos indicados a Melhor Atriz, Ator e Filme

22/01/2016 12:27

Depois que Will Smith, Spike Lee e outros artistas anunciaram que vão boicotar a cerimônia do Oscar 2016, no próximo dia 28 de fevereiro, por causa da falta de atrizes, atores e diretores negros entre os indicados, parece que os responsáveis pela cerimônia estão prestes a mudar a estrutura da premiação.

Segundo reportagem publicada no “The New York Times“, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela seleção de indicados e ganhadores da premiação, está inclinada a incluir novos nomes nas categorias do Oscar.

Sylvester Stallone  e Michael B. Jordan em "Creed: Nascido para Lutar"
Sylvester Stallone e Michael B. Jordan em “Creed: Nascido para Lutar”

“Uma das mudanças mais rápidas seria o imediato retorno para 10 indicados ao prêmio de Melhor Filme”, disseram fontes anônimas. “Foi isso que aconteceu em 2010 e 2011, mas a medida não garantiu diversidade entre os indicados”.

Outro ajuste sugerido por alguns na academia seria abrir espaço entre categorias de atuação para até dez atores e atrizes. Desde 1930, a premiação mantém o sistema de fazer apenas cinco indicações.

Expandindo o número de nomeações, a lista poderia envolver mais candidatos negros, hispânicos e asiáticos. Leia a reportagem na íntegra (em inglês).