Após pressão, governadora de SC diz ser contrária ao nazismo

Em sua posse, Daniela Reinehr tinha sido questionada se concordava com a opinião do pai, que é negacionista do holocausto

Nem bem assumiu o governo de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem paretido), se tornou pivô de uma polêmica. Ao ser questionada no dia de sua posse, na última terça-feira, 27, sobre posições assumidas pelo pai relativizando o nazismo e o holocausto judeu, a governadora interina se esquivou das perguntas.

Somente hoje, após repercussão negativa na mídia e pressão da comunidade judaica, Daniela se pronunciou, por meio de nota, sobre o caso e declarou que é contra o nazismo. As informações é do G1.

 Após pressão, governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, diz ser contrária ao nazismo
Créditos: Bruno Collaço /Agência AL/SC
 Após pressão, governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, diz ser contrária ao nazismo

“Sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas, e sinceramente, pensei ter deixado isso claro quando fui questionada”, disse a governadora interina de Santa Catarina.

Daniela também afirmou ser amiga de “Israel e dos judeus”. “Consigo entender a reação das pessoas ante o posicionamento que me imputaram, e principalmente porque isso aconteceu de forma injusta. […] Sou amiga de Israel e dos judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade”, disse.

Pai é negacionista do holocausto

O pai de Daniela, Altair Reinehr, é negacionista do holocausto praticado pelo regime nazista.

Professor de história, Altair citava em suas aulas o livro  “Acabou o Gás”, de Siegfried Ellwanger Castan, condenado pelo crime de racismo.

Altair Reinehr também escreveu textos em que aponta o que considera realizações positivas do nazismo e omite o genocídio de 6 milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Um dos artigos é ilustrado com uma imagem sua em frente à residência onde nasceu Adolf Hitler, na Áustria.