Após reunião, Reforma da Previdência está oficialmente suspensa

Decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 19, após reunião entre  lideranças parlamentares, ministros e integrantes do Conselho de Defesa Nacional

O governo anunciou há pouco, na tarde desta segunda-feira, 19, que está suspensa a tramitação da reforma da Previdência.

Segundo informações do jornal O Globo, a decisão aconteceu após reunião com lideranças parlamentares, ministros e integrantes do Conselho de Defesa Nacional, motivando Michel Temer a desistir da votação da proposta de emenda à Constituição (PECs) – impedida durante a vigência de intervenção federal que vigora na área de segurança no Rio de Janeiro.

Presidente Michel Temer

A decisão contraria a o anúncio feito pelo peemedebista na última sexta-feira, 16, quando, ao assinar o decreto, afirmou que a intervenção seria suspensa no momento em que a proposta alcançasse votos suficientes para a votação. Apesar disso, constatou-se na reunião desta segunda-feira que revogar o decreto contribuiria para desmoralizar a intervenção – sobretudo se a reforma não fosse aprovada.

Alternativas à reforma e apoio às Forças Armadas 

Neste novo cenário, o governo deve pôr em prática uma agenda alternativa à reforma previdenciária, acolhendo medidas para a economia como:  revisão de desonerações, a privatização da Eletrobras e um bloco para segurança pública.

No último quesito, cogita-se alterar a legislação visando garantir mais segurança jurídica às Forças Armadas para realizar as operações no Rio de Janeiro. O tema está sendo estudado em conjunto entre os ministros da área econômica e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).