App criado por mineiros troca distância andada por descontos e benefícios

O Andale! pretende incentivar a atividade física e melhorar a mobilidade contabilizando os quilômetros andados e transformando eles em benefícios ao pedestre

O número de pessoas que, por opção ou necessidade, percorrem as ruas da cidade a pé durante o dia é grande. A boa notícia é que, agora, além de contribuir para a mobilidade e a sustentabilidade locais, a atividade física espontânea/obrigatória pode render outros benefícios.

O Andale! também pretende fazer competições entre os bairros das cidades. Assim, o mais frequentado, ou seja, o bairro que mais teve seu espaço percorrido, receberá intervenções na estrutura.

Isso porque o projeto Andale! propõe a criação de um aplicativo que vai contar os quilômetros andados por uma pessoa, dando a ela determinada pontuação que poderá ser trocada por descontos em compras ou outros tipos de bonificações. Áreas e horários pré-determinados valem mais pontos, para convidar os cidadãos a revitalizarem certas regiões e incentivar a troca de transporte nos horários de rush. O app pretende, também, promover competições em que os bairros mais frequentados (com mais quilômetros caminhados) receberiam pequenas intervenções em infraestrutura.

Desenvolvido por quatro mineiros durante uma feira que discute iniciativas sustentáveis, o projeto pretende contribuir para que menos carros trafeguem pelas ruas, mais pessoas pratiquem uma atividade física e mais espaços públicos sejam ocupados pela sociedade.

Por Redação