Foto da facada contra Bolsonaro ajuda a entender direitos humanos
Entenda o conceito
Pergunta: ao levar uma facada, Jair Bolsonaro foi vítima da falta de direitos humanos?
Se você respondeu que não, esse texto vai ajudá-lo a entender o que são direitos humanos. Logo vai perceber que a resposta não está em outra imagem de Bolsonaro: afinal, o direito à vida é o mais importante dos direitos humanos.
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Dia da Luta PCD: 10 direitos das pessoas com autismo
- Por uma Inteligência Artificial antirracista: conheça o trabalho do Aqualtune Lab
- FGV oferece mais de 200 cursos gratuitos 100% online; veja como se inscrever
Muita gente acredita que “direitos humanos” seja sinônimo de proteção a bandidos.
Diante disso, a Catraca Livre selecionou um texto que explica com clareza e precisão o que são direitos humanos. Foi produzido pelo site “Significados”:
“Direitos humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas. São direitos garantidos à pessoa pelo simples fato de ser humana.
Assim, os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para a dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos, de qualquer parte do mundo e sem qualquer tipo de discriminação, como cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política.
Direitos humanos é o conjunto de garantias e valores universais que tem como objetivo garantir a dignidade, que pode ser definida com um conjunto mínimo de condições de uma vida digna.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) os direitos humanos são garantias de proteção das pessoas contra ações ou falta de ações dos governos que possam colocar em risco a dignidade humana.
São direitos humanos básicos: direito à vida, à liberdade de expressão de opinião e de religião, direito à saúde, à educação e ao trabalho.