Aprovação de Doria despenca e maioria rejeita plano presidencial
Os altos voos do prefeito João Doria (PSDB/SP) nas pesquisas referentes à sua gestão começaram a perder fôlego. Segundo a última pesquisa do Datafolha, o tucano despencou nove pontos percentuais.
De acordo com o levantamento, 32% classificam o governo de Doria como ótimo/bom, 26% como ruim/péssimo e 40% acreditam ser regular. A pesquisa anterior a essa indicava o prefeito com 41% de aprovação, 22% de rejeição, e 34% regular.
A pesquisa tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos, e foi feita entre 1.092 entrevistados, nos dias 4 e 5 de outubro. É a primeira vez, desde o início de sua gestão, que Doria aparece com a avaliação regular superando a positiva.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Além do âmbito municipal, a pesquisa levou em conta as especulações de que o prefeito possa concorrer à Presidência da República.
37% dos paulistanos acreditam que ele será candidato, contra 21% em junho. Porém, 58% dos entrevistados não querem que Doria concorra à Presidência e preferem que ele permaneça à frente da Prefeitura. Apenas 10% desejam vê-lo disputando o cargo de presidente, ou 15% o de governador.
18% dos ouvidos votariam com certeza no tucano para a Presidência, enquanto 26% o fariam para o governo estadual. A maioria não votaria nele de jeito nenhum para o Planalto (55%), e 24% talvez o apoiassem.
Para mais informações sobre a pesquisa, acesse Folha de S. Paulo.
- Veja também: