Artista gay sírio é acolhido por mãe solteira na Suécia

Por: Redação

Diante do cenário violento na Síria, um artista de 24 anos de idade resolveu deixar sua cidade natal e recomeçar na Suécia. Chegando no país nórdico, ele conheceu uma mãe solteira e bibliotecária, que lhe ofereceu um lugar para morar.

Por ser homossexual, Alqumit Alhamad corria risco de morte em Raqqa depois da chegada do Estado Islâmico. O grupo extremista é conhecido pela intolerância com a homossexualidade: gays são atirados do alto de prédios e, caso sobrevivam, são apedrejados.

Depois de testemunhar a morte de seu vizinho e seus amigos sendo torturados, o jovem decidiu fugir da cidade. Foi quando se mudou para Aleppo para terminar a universidade, a qual foi bombardeada meses depois.

Alhamad decidiu ir para a Europa carregando apenas uma mochila com roupas, instrumentos de arte e CDs da Lady Gaga, Björk e Barbra Streisand. Em Västerås, na Suécia, se acomodou em um acampamento de refugiados para a comunidade LGBT.

Três meses depois, por meio da instituição Refugees Welcome, ele encontrou Linnea Tell, de 29 anos. Atualmente, na cidade de Skurup, o artista mora junto com ela e seu filho Vidar, 9.

Veja o vídeo abaixo (em inglês) que conta a história do jovem e de outros refugiados que foram acolhidos por famílias na Suécia:

1
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
2
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
3
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
4
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
5
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
6
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
7
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
8
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …