Artista novaiorquina faz intervenção urbana e discute mobilidade no Masp

“Em Ercília, para estabelecer as ligações que orientam a vida da cidade, os habitantes estendem fios entre as arestas das casas... De acordo com as relações de parentesco, troca, autoridade e representação.” (Ítalo Calvino, Cidades Invisíveis)

No sábado, dia 24 de setembro, será inaugurado o “Acampamento Ercília”, que está sendo construído no vão livre do Masp pela artista plástica Swoon. A novaiorquina trabalha com arte e Intervenções urbanas e desenvolveu este trabalho com inspiração no Capítulo “As Cidades e as Trocas”, do livro “Cidades Invisíveis” do escritor Ítalo Calvino em que ele descreve uma cidade chamada Ercília.

divulgação
Swoon desenvolveu este trabalho com inspiração no capítulo “As Cidades e as Trocas”, do livro “Cidades Invisíveis”

Nascida em Daytona Beach, na Flórida, Caledonia Dance Curry, conhecida no mundo artístico como Swoon, se mudou para Nova York quando tinha 19 anos. Desde então já passou pelos mais importantes museus e bienais do mundo, e recentemente expôs seu trabalho na Bienal de Veneza. Ela é conhecida por conectar os diversos movimentos urbanos com a sua arte e propor discussões sobre temas como o uso do espaço público, ocupações, mobilidade urbana, reciclagem e sustentabilidade.

 Campus Aberto

Por meio do site Campus Aberto as pessoas poderão compartilhar o carro, táxi, montar um grupo de Bike ou caminhada para ir juntas até o Masp conferir a instalação. O Projeto é gratuito, basta realizar o cadastro.

Bicicloteca

Durante o período do Acampamento, a Bicicloteca vai estar no acampamento, todas as terças feiras, distribuindo livros e recebendo doações.

Pedal Social

Durante o projeto no Masp, serão disponibilizadas bicicletas que ficarão no acampamento Ercília durante todo o evento e poderão ser utilizadas para qualquer tipo de deslocamento desde que devolvidas depois. Não haverá nenhum tipo de controle, basta entrar no Twitter do projeto para receber o código do cadeado. Todas as pessoas que se registrarem serão co-responsáveis pela bicicleta.

Pegada Colorida

Trata-se de uma intervenção artística visando mostrar através de tintas coloridas que o carro deixa rastros “invisíveis tais como poluição, acidentes e exclusão social”.

divulgação
Swoon já passou pelos mais importantes museus e bienais do mundo, e recentemente expôs seu trabalho na Bienal de Veneza

Mural da Mobilidade Urbana na Praça do Ciclista

No domingo, dia 2 de outubro, um mural comunitário será colocado na praça do Ciclista com reportagens sobre acidentes de trânsito dos últimos 50 anos.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.