Artistas levam música ao vivo para dentro de galeria de arte
Retratar a música como arte visual. Esse é o diferencial do trabalho dos artistas Bruno Mestriner, 26, e Yuri Garfunkel, 26. Para quem quiser entender melhor o trabalho da dupla, no dia 3 de abril, eles levam para a Coletivo Galeria, em Pinheiros, zona oeste, a exposição Música Visual. Bruno conta que além das peças em exposição, também farão uma apresentação musical dentro da galeria, segundo ele trata-se de “arte sonora”. O destaque fica para a montagem da exposição – aberta ao público – do dia 31 de março até o dia 3 de abril. Tudo será feito ao vivo e o público poderá conferir a dupla pintando e preparando a exposição.
Amigos desde a 6ª série do ensino fundamental, os dois se conheceram na Escola Waldorf Rudolf Steiner. A música foi, desde o início, o motivo da união da dupla. Começaram formando uma banda e, atualmente, são sócios do estúdio de comunicação visual Sopa Grafix.
A formação dos artistas vai na mesma linha do trabalho realizado por eles. Além de uma dupla de baixista e flautista, Bruno e Yuri também são formados em desing e desenho, respectivamente. “ Tocamos nas baladas e também realizamos intervenções no ambiente”, conta Bruno. A primeira empreitada dos amigos aconteceu em 2005, após perceberem que poderiam se manter exclusivamente de sua arte, alugaram uma casa na Vila Madalena para construírem o primeiro ateliê. Dois meses depois acabaram saindo da casa. Mas não desistiram da ideia. Há dois anos mudaram-se literalmente para o novo ateliê na Vila Mariana. Além de trabalharem, moram dentro da casa onde hoje funciona o Sopa Grafix.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Game ‘The Art of Fear’ leva obras de feras do graffiti ao Fortnite
- Casa do Olhar Luiz Sacilotto abre inscrições para curso de arte urbana
Sobre a exposição
A instalação Música Visual conta com imagens do universo musical em diversos suportes artísticos, como lona de caminhão reciclada, grafites, gravuras, impressão fotográfica, stickers e lambe-lambes. Trata-se de uma exposição mambembe que circulará por algumas casas noturnas da cidade, buscando o caminho inverso, o estúdio Sopa levará música ao vivo para dentro da galeria de arte.
Suas obras tem sido expostas também fora do país: graças a prima de Bruno, que vive no exterior, já fizeram exposições em Barcelona, na Espanha, e Bolonha, na Itália. O que começou com uma paixão em comum, a música, se transformou na profissão dos jovens artistas. A história dos amigos deixa uma lição: dar valor às nossas paixões é uma forma de reconhecer a vocação que existe em cada um.
Mais informações
Coletivo Galeria
Endereço: Rua dos Pinheiros, 493 – Pinheiros – SP
Data: 3 de abril.
Horário:18h
Informações: (11)3083 6478 / 9157 0258