Árvore mais antiga do mundo tem 9,5 mil anos
A árvore mais antiga do mundo é um pinheiro de 9,5 mil anos, chamado “Old Tjikko”, que está localizado na montanha Fulufjallet, em Dalarna, no noroeste da Suécia. A conífera foi descoberta em 2008 por cientistas da Universidade de Umeå, que determinaram sua idade a partir de uma análise com carbono-14.
Sob a coroa do pinheiro, foram identificadas quatro “gerações” da árvore, na forma de cones e madeira produzidos nas partes mais altas. O estudo mostrou que os restos encontrados tinham 375, 5.660, 9.000 e 9.550 anos. Ao se multiplicarem por meio de raízes penetrantes, as coníferas podem produzir cópias exatas. A árvore que está crescendo na Suécia e os pedaços de madeira com 9,5 mil anos têm o mesmo material genético.
Até então, os pesquisadores acreditavam que as árvores mais velhas do mundo eram pinheiros norte-americanos, com idades de 4 e 5 mil anos. Os cientistas acreditam que todas essas árvores sobreviveram por causa da capacidade de criar um novo tronco depois que o antigo morria.