As 6 fake news mais improváveis que surgiram no grupo da família

No país da grávida de Taubaté o que não falta são fake news; confira a lista

05/10/2018 17:07 / Atualizado em 01/04/2020 17:51

Grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de fake news
Grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de fake news - Anton/Pexel

Nas eleições das fake news, o que não faltou no grupo de WhatsApp da sua família foi a disseminação das mais improváveis teorias conspiratórias envolvendo os candidatos à Presidência.

Recrutamento de cubanos para a segurança de Haddad, mamadeira de bico de pênis para combater a homofobia e outros boatos que só o país da grávida de Taubaté seriam capazes de reproduzir. Com informações do El País. 

  • 1. Casas Bahia x Ciro Gomes

     
      - El País/Reprodução

    Durante a campanha, o pedetista Ciro Gomes propôs limpar o nome dos endividados no Sistema de Proteção de Crédito (SPC).

    Uma fake news, no entanto, diz que a Casas Bahia passaria a proibir a venda parcelada para eleitores do candidato.

     

  • 2. Seguranças cubanos de Haddad

    Trajados de camisetas verde-oliva e bonés que estampavam a bandeira da ilha comunista, militares cubanos teriam pousado em Caxias do Sul (RS) para garantir a segurança do candidato petista Fernando Haddad.

    da Sierra Maestra um destacamento de militares cubanos pousou em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, para garantir a segurança do candidato petista Fernando Haddad.

    Apesar da teoria conspiratória, a foto apenas registrava simpatizantes petistas acompanhando o presidenciável em dia qualquer da campanha pelo país.

     

  • 3. Bolsonaro no Programa Silvio Santos

    El País/Reprodução
    El País/Reprodução - El País/Reprodução

    Um dia, no programa do Silvio Santos, uma participante teria que responder a uma pergunta.

    Para adivinhar o nome do personagem oculto, foram inseridas três opções como resposta: “próximo presidente”, “vai salvar o Brasil” e “não é corrupto”. As dicas originais eram “foi do Exército”, “mudou o regime” e “15 de novembro”, referindo-se ao general João Batista Figueiredo.

  • 4. Bolsa ditadura

    Segundo uma mensagem divulgada sem qualquer embasamento ou indício de veracidade, a fake news dizia que 20 mil pessoas haviam sido anistiadas após o término da ditadura. Assim surgiu a “Bolsa Ditadura”, que concederia, entre outros privilégios, a isenção do imposto de renda.

    Entre os supostos beneficiados apareciam nomes como Fernando Henrique Cardoso, Caetano Veloso, Lula, Taiguara e Marieta Severo.

  • 5. Mamadeiras eróticas do PT

    MAMADEIRAS ERÓTICAS ENTREGUES PELO PT. O motivo? combater a homofobia. A notícia é tão absurda que sequer merece uma explicação.

    De qualquer forma, tanto o Partido dos Trabalhadores como o Ministério da Educação garantiram que tudo não passa da mais absurda das fake news.

  • 6. Trouxinhas de maconha com o desenho do Lula

    Uma apreensão de trouxinhas de maconha embalada com uma ilustração de Lula deu o que falar nos grupos do Whats e internet afora.

    Isso porque, segunda a fake news, a imagem era a prova de uma conspiração política entre o PT o grupos de traficantes. O texto dizia:

    “Enquanto traficantes ameaçam nas favelas quem vai votar no Bolsonaro eles fazem campanha em tabletes de maconha com foto de Lula Livre, com certeza com apoio do partido”.

    A droga foi encontrada pela Polícia Militar de São Paulo em Batatais, mas não teve relação alguma com o partido.
    Além disso, papa Francisco, do Neymar e de outras celebridades também já foram “homenageadas” pelo crime organizado.