Assista documentários de graça pela internet

Como se diz por aí, um filme só atinge seu objetivo quando exibido para o público. Com a missão de trazer um pensamento mais provocativo às pessoas de maneira educativa e através do entretenimento, um grupo de norte-americanos fundou o portal freedocumentaries.org.

divulgação
Cena do filme "Sicko", de Michael Moore

O site oferece uma espécie de catálogo virtual de documentários realizados por cineastas independentes de todo o mundo, que possibilita usuários a assistirem aos filmes ou baixarem para seu computador.

A ideia de abrir canais gratuitos de acesso a filmes já tem sido o diferencial de sites como The Auteurs. Em Freedocumentaries.org, seus fundadores acreditam na ideologia da exibição de filmes que escolham temas e abordagens difíceis de serem vistos em grandes veículos televisivos. Com isso, seus criadores frisam que todo dólar ganho via anúncio ou doação não causa nenhuma espécie de influência nas obras selecionadas para acervo. “Nós preferimos perder esse dinheiro que nossa independência” declaração, essa,  que aparece na apresentação do site.

divulgação
Cena do filme "Sob a Névoa da Guerra"

Clássicos como “A Revolução Não Será Televisionada”, de Kim Bartley e Donnacha O’Briain, o ganhador do Oscar de Melhor Documentário “Nascidos em Bordéis”, de Zana Briski, “Sicko”, de Michael Moore; “Jesus Camp”, de Heidi Ewing and Rachel Grady, “Os Estados Unidos Versus John Lennon”, de David Leaf e John Scheinfeld; “Sob Névoa da Guerra” (The Fog War), de Errol Morris, “Super Size Me”, de Morgan Spurlock, “The Corporation”, de Mark Achbar e Jennifer Abbott  são alguns dos filmes presentes na lista do portal.

Os filmes apresentam legendas em inglês apenas para as produções realizadas em outras línguas.