Associação cria plataforma para ajudar empreendedores
Vitrine Sampa é a ferramenta de vendas para associados da ACSP
Desde que a pandemia da covid-19 se espalhou pelo mundo, as economias mundiais têm sofrido com os efeitos devastadores em diversas áreas. No Brasil, cada estado pode definir quais as medidas de enfrentamento deviam ser adotadas para conter o avanço dos vírus, reduzir as internações e evitar assim o aumento do número de casos graves e de mortes.
Dentro deste contexto, medidas como a restrição do funcionamento do comércio considerado não essencial foram tomadas pelo Governo de São Paulo, o que provocou uma mudança repentina na dinâmica de muitos estabelecimentos.
Sem poder abrir, os comerciantes tiveram que se adaptar ao delivery, take out, e, principalmente, ao uso de ferramentas digitais para continuar vendendo. O problema é que o custo, a manutenção e a gestão de processos nem sempre esteve acessível para a maioria desses empreendedores.
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Dados da pesquisa da Ebit|Nielsen mostram que em 2020, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre, a maior alta em 20 anos. As medidas restritivas foram determinantes para esta elevação, que apontou também crescimento de 39% no faturamento (90,8 milhões) em relação ao primeiro semestre de 2019.
De fato, os números para o comércio on-line são animadores, mas a realidade para os pequenos empreendedores ou comerciantes localizados em bairros é outra. Isso porque grande parte deles não possuem lojas estruturadas na web.
No primeiro trimestre desse ano, a Associação Comercial de São Paulo, uma das entidades mais emblemáticas do país, lançou o Vitrine Sampa. Trata-se de um portal de vendas no qual os seus associados podem utilizar para anunciar seus produtos ou serviços.
O objetivo, de acordo com a entidade, é de “impulsionar e atender o pequeno e médio comerciante ou prestador de serviço que não possui loja virtual”. O serviço está disponível para associados e você pode conhecer no link.
Entre as opções que estão disponíveis para venda no site são artigos de vestuário, calçados, eletrônicos, acessórios, móveis, produtos de alimentação e de beleza.
“Estamos falando de uma ferramenta segura e que foi pensada para facilitar a vida do empreendedor que não tem sua própria loja virtual”, afirma o presidente da entidade Alfredo Cotait Neto.
Além do site, a associação oferece também serviço de fotografia e auxílio no cadastro dos produtos para facilitar a venda e atrair os clientes. A ativação da loja é feita em pouco passos e sem burocracia.