Até 2050, Orlando quer usar apenas energia 100% limpa
Por Conexão Planeta
Parece longe demais, né? Mas este passo dado pela administração de Orlando (comissários e prefeito) é muito importante no combate às mudanças climáticas e para o futuro. Ainda mais se levarmos em conta de que esta é uma cidade que recebe milhões de pessoas do mundo todo, anualmente, por causa de seus famosos parques temáticos, entre eles os da Disney, da Universal Studios, Hollywood Studios, que dependem de muita energia para funcionar.
A decisão foi divulgada depois que o Conselho Municipal votou, de forma unânime, na adoção da energia 100% limpa em, no máximo, 33 anos. Dessa forma, a maior cidade da Flórida se junta a outras 39 cidades americanas – entre elas San Diego, na Califórnia e Salt Lake City – que também já revelaram seu desejo de ter a origem de sua eletricidade no sol e no vento.
O prefeito, Buddy Dyer, disse que, além de combater as mudanças climáticas e a poluição, reduzindo emissões de gases de efeito estufa, o movimento na direção das energias renováveis aumenta as oportunidades para a economia da região, com a criação de novos empregos na indústria, por exemplo. Só os postos de trabalho relacionados à produção de energia solar cresceram dez vezes mais rápido do que a economia geral do estado, totalizando 1.700 novos empregos.
- Aquecimento global pode chegar a 3,6ºC, indica relatório da ONU
- Floresta em pé: superando a pobreza plantando florestas e limpando cidades
- Entenda como a floresta em pé pode superar a pobreza, crises climáticas e melhorar as cidades
- Rede de hotéis incentiva hóspede a compensar pegada de carbono
Na contramão do que brada o presidente Donald Trump e do que pode defender o Legislativo da Flórida (dominado pelos republicanos), Dyer e outros prefeitos em todo o país vislumbraram no desenvolvimento sustentável o único caminho para ajudar a driblar o aumento das temperaturas e do nível do mar.
Continue lendo a matéria aqui.
- Leia mais: