Até quando vai o frio fora de época? Veja previsões para todo o Brasil

Confira a previsão para os próximos dias!

A forte onda de frio fora de época, que fez “nevar” na Serra Catarinense, ainda segue derrubando as temperaturas e provocando chuvas no Sudeste nesta quinta-feira, 3.

O frio deve ganhar força nas próximas madrugadas no Sudeste e no Centro-Oeste, como pelo sul das Regiões Norte e Nordeste. Como a chuva ganha força na metade norte do país, o tempo já abre mais também no interior do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.

Frio fora de época fez nevar na Serra Catarinense na última terça-feira, 1
Créditos: Divulgação/São Joaquim Online
Frio fora de época fez nevar na Serra Catarinense na última terça-feira, 1

Mas quando volta a fazer calor? De acordo com a Climatempo, a temperatura deve começar a subir timidamente nos estados da região Sudeste a partir do sábado, 5. O sol volta a aparecer, entre muitas nuvens, no decorrer do dia na capital paulista.

Os termômetros vão oscilar entre a mínima de 10°C e a máxima de 17°C, o que ajuda a diminuir um pouco a sensação de frio no decorrer do dia. Mesmo assim, as temperaturas permanecem baixas para a época do ano, com termômetros variando entre mínimas de 11°C e máximas que não devem superar os 20°C. Não há previsão para chuvas significativas na Grande São Paulo.

Frio fora de época

O frio fora de época tem relação com o fenômeno climático conhecido como La Niña, que resfria as águas do Pacífico equatorial e mexe com o clima de todo o planeta.

A última vez que tivemos La Niña durante três anos seguidos, como agora, foi lá em 1999, quando fez tanto frio em novembro.

Chuva no Sudeste

No decorrer da próxima semana, ainda de forma irregular, a chuva deve retornar para o interior do Sudeste e do Centro-Oeste, algumas áreas de São Paulo, sobre o triângulo mineiro e interior de Mato Grosso do Sul devem receber chuvas moderadas.

Já na Região Sul, a tendência é de um período de 10 dias de tempo mais firme, e seco.

Tempo no Norte e Nordeste

A influência da forte frente fria, a formação de um ciclone no mar próximo à costa da Bahia e a circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera vão favorecer a formação de muitas nuvens carregadas em parte do Norte e do Nordeste nos próximos dias, segundo a Climatempo.

Podem ocorrer temporais na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, oeste da Paraíba, centro-sul do Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amapá.

Até domingo, 6, esses estados ficam sujeitos a chuva forte e volumosa, muitos raios e rajadas de vento fortes, que podem variar entre 70 e 90km/h. De forma geral, a chuva acumulada até o domingo fica entre 100 e 150mm, mas pontualmente pode atingir 200mm.