ATENÇÃO BPC! INSS convoca estes usuários POR TELEFONE para perícia
O INSS iniciou a convocação de nove mil segurados que aguardam há mais de 100 dias pela perícia médica para concessão do BPC
O processo de convocação de nove mil segurados que esperam há mais de 100 dias por uma perícia médica para obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência foi iniciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O INSS está adiantando o procedimento para esse público específico.
A comunicação sobre o agendamento dos atendimentos está sendo realizada pelo INSS através do telefone (11) 2135-0135 e também por meio do aplicativo Meu INSS.
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Além disso, os segurados estão sendo notificados por e-mail ([email protected]) e por SMS através dos números 29230, 27030 ou 92716, vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social, ou pelo número 28041, pertencente ao INSS.
O INSS está reforçando a comunicação devido às ausências nos agendamentos. Conforme informações do órgão, de um total de 341 agendamentos de perícias médicas antecipadas, apenas 91 segurados compareceram.
Durante a perícia, é necessário apresentar atestados, resultados de exames, laudos, receitas e outros documentos que possam ajudar o médico perito, além de um documento de identificação com foto. A ausência na perícia médica pode resultar em desistência ou indeferimento do pedido.
Os resultados das perícias estarão disponíveis online após as 21 horas do dia em que o atendimento foi realizado. No entanto, caso não seja disponibilizado dentro desse prazo, a recomendação é entrar em contato com a Central 135 para obter informações adicionais.
Quem tem direito ao BPC?
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (clique aqui e veja como calcular a renda per capita familiar).
Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no INSS.
O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no CadÚnico. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS –pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS” . Pode ser feito, também, nas agências da Previdência Social.