Atleta brasileiro sai chorando após ser alvo de racismo na Sérvia

Incidente racista ocorreu em partida do Campeonato Sérvio e precisou da participação da polícia para acalmar o tumulto ; em nota, Partizan lamentou episódio e manifestou apoio a Everton Luiz

O jogador brasileiro Everton Luiz, que neste domingo, 19, entrou em campo pelo Partizan contra o Rad, em partida do campeonato sérvio, foi alvo de cânticos racistas proferidos pelos donos da casa, que das arquibancadas imitavam um macaco.

Insultado durante 90 minutos, no fim do jogo, Everton correu em direção aos detratores e reagiu às ofensas mostrando o dedo do meio. A resposta do brasileiro foi repudiada pelos jogadores do Rad, que tentaram o agredir, em meio à confusão entre atletas das duas equipes.

Passado o clima de tensão em campo, o jogador  brasileiro começou a chorar e foi consolado pelos companheiros de time. No mesmo momento, os rivais caminharam em direção à torcida que insultou Evento e aplaudiram os responsáveis pelo episódio racista.

Partizan condena racismo em campo 

Em comunicado, o Partizan reafirmou o apoio ao meio-campista e “condena veementemente cânticos racistas dirigidos a Everton”, que são “completamente contrários ao compromisso e à opinião da grande maioria dos cidadãos da Sérvia e todos os fãs do Partizan”.

“Condenamos fortemente os autores deste ato insensato, que não só é racista, mas é também um ato de ódio contra o Partizan e todos os cidadãos da Sérvia. Estamos confiantes de que Rad não está de forma alguma relacionado com as cenas desagradáveis e acreditamos que este evento vergonhoso não vai estragar o nosso esporte e nossa amizade”.

O comunicado é finalizado com novo pedido de desculpas, em outra demonstração de solidariedade, afirmando que o clube “se sente obrigado a pedir desculpas a todos aqueles que são ofendidos e afetados por cânticos racistas”. O Partizan venceu por 1 a 0 e segue na vice-liderança do Campeonato Sérvio.

“Não pude conter as lágrimas”

“Não pude conter as lágrimas porque tive que aguentar os insultos racistas durante 90 minutos. Inclusive me chocou a atitude dos jogadores adversários, que não se preocuparam em acalmar a situação”, disse Everton Luiz em entrevista após o jogo