Atletismo inclusivo é criado por professor no Pará

Liberdade para criar. Nas aulas de educação física do professor Itair de Medeiros, o que importa é isso. Enquanto os estudantes pulam cordas, saltam, arremessam cabos de vassoura e correm entre cones, Itair não marca o tempo, não exige precisão, nem fixa distâncias. Pelo contrário, os incentiva a criar os próprios movimentos e a superar seus limites pessoais. Sem o rigor da técnica e respeitando os limites e potenciais de cada um, o atletismo passou a ser praticado em conjunto por alunos com e sem deficiência na Escola Municipal Professora Terezinha Souza, em Belém.

Alunos com e sem deficiência participam juntos de atividade na quadra.

Mas a realidade nem sempre foi essa. Desde 2012, Itair usava em suas aulas o miniatletismo, prática esportiva de origem cubana pensada para espaços pequenos. Porém, devido às regras e exigências da modalidade, nem todas crianças conseguiam acompanhar as atividades e por isso eram excluídas das aulas de educação física.

Quer saber como Itair mudou essa história? Acesse o relato da experiência no DIVERSA e descubra como o professor reformulou a atividade para permitir a participação de todos!