Ato pede audiência com prefeitura para definir regras do Minhocão

Prefeitura elaborou proposta que prevê restrição de pedestres ao espaço aos fins de semana

20/03/2017 18:21

Cerca de 200 pessoas se reuniram no domingo, dia 19, no Minhocão. Em silêncio e com cartazes e faixas, protestavam contra a provável redução do acesso de pedestres à via durante os finais de semana.

Protesto no Minhocão contra proposta da prefeitura que reduz acesso de pedestres
Protesto no Minhocão contra proposta da prefeitura que reduz acesso de pedestres

A proposta, elaborada pela Prefeitura Regional da Sé, é uma resposta a um pedido do Ministério Público de que fosse feito um estudo para a restrição do uso do espaço por questões de segurança. Era necessário, segundo o MP, que se estabelecessem regras para reduzir os riscos aos pedestres.

A solução encaminhada pela prefeitura foi de permitir o uso apenas das 15h30 às 19h, aos sábados, e das 10h às 16h, aos domingos. Hoje a circulação é liberada a partir das 15h dos sábados, até as 6h30 das segundas-feiras, quando o uso volta a ser dos veículos.

Protesto contra redução de acesso de pedestres ao Minhocão
Protesto contra redução de acesso de pedestres ao Minhocão

O texto também prevê a redução do espaço pelo público dos atuais 3,5 km para apenas 1,5 km e a implantação de gradis nos viadutos.

A prefeitura ainda não divulgou quando as novas regras devem começar a valer.

Segundo Athos Comolatti, presidente da Associação Parque Minhocão, que organizou o ato, os frequentadores do local exigem que se aplique a lei municipal 15.190/2013, que dispõe sobre a criação e organização de Conselhos Gestores de Parques Municipais.

“Em outras palavras, queremos que a prefeitura participe de uma Audiência Pública, que inclusive o vereador Police Neto já aprovou em 17/3, para definir as regras e os horários de uso do parque”, afirmou ao Catraca Livre.

Comolatti lembra que uma das promessas de campanha do prefeito João Doria foi incrementar atividades de lazer no Minhocão.

  • Saiba nesta reportagem o que mudou com a criação do Parque Minhocão, no ano passado, pela gestão Haddad.