Atriz apoia decisão do filho e se torna arma contra bullying
Uma reportagem divulgada pelo Uol nesta segunda-feira, 3, levanta a temática do bullying na escola e seus desdobramentos.
Romeo, filho da atriz Priscila Fantin, gosta de usar cabelo comprido. Sua preferência, como revelou a mãe em diversas entrevistas, motiva inúmeras manifestações de bullyng na escola. Para apoiá-lo e ajudar a lidar com as críticas, Priscila tem pela frente uma importante missão: convencê-lo a não cortar o cabelo.
Na entrevista, a psicóloga Hellen Mourão, explica que o gosto da criança faz parte de sua personalidade. Justamente por isso, qualquer intervenção, que o obrigue a mudar de opinião, é uma forma de repressão e pode trazer consequências danosas no futuro.
Mesmo acatando a vontade da criança, os pais podem prepará-la para possíveis comentários inadequados vindos de seu grupo social, diz a psicóloga Viviane Rossi, especialista em crianças e adolescentes.
“É preciso orientar o filho para que ele não permita tais comentários e, em alguns casos, que busque ajuda de um adulto responsável próximo. Depois, devem esclarecer os limites entre brincadeiras e comentários inofensivos e outros ofensivos, constrangedores, deixando um canal de diálogo sempre aberto e receptivo para quaisquer questões que a criança queira conversar”, declara Viviane.
- 10 livros para ajudar na conversa sobre bullying com as crianças
- Bullying: ‘o que acontece na infância não fica na infância’
- Com lindas ilustrações, livro empodera meninos de cabelos longos
Com informações e UOL.