Atriz se manifesta contra indicação de Casey Affleck para o Oscar
Como algumas pessoas já haviam previsto, Casey Affleck está entre os nomeados ao Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em “Manchester à Beira-Mar”. Ele já havia ganhado a mesma categoria no Globo de Ouro, no começo deste ano. No entanto, Constance Wu chamou atenção para um fato muito importante.
No Twitter, a atriz da série ‘Fresh off the Boat” relembrou que em 2010, surgiram acusações de assédio sexual envolvendo Affleck. Nesse ano, duas mulheres, uma produtora e uma cinegrafista, entraram com processos acusando-o de um comportamento grosseiro e abusivo, incluindo investidas físicas. O advogado do ator categorizou as acusações como tentativas de extorsão, e procurou resolver o caso fora do tribunal.
Constance Wu compartilhou uma matéria do site Mashable falando sobre o caso (e o fato de ele ter sido completamente ignorado por boa parte da mídia):
- Oscar 2018: Artistas usam broche contra o assédio sexual
- #CarnavalSemAssédio vai traçar rota da violência contra a mulher
- Atrizes de Hollywood usarão preto em premiação como protesto
- Diretor indicado ao Oscar é acusado de assédio por 38 mulheres
Why aren’t we talking about this more? THINK about why….Now start talking. https://t.co/YlcWAvKPwp via @mashable
— Constance Wu (@ConstanceWu) 14 de dezembro de 2016
Tradução: “Por que não estamos falando mais sobre isso? PENSE no porquê… E agora, comece a falar”.
E comentou em outros tweets:
Men who sexually harass women 4 OSCAR! Bc good acting performance matters more than humanity,human integrity!Bc poor kid rly needs the help!
— Constance Wu (@ConstanceWu) 24 de janeiro de 2017
Tradução: “homens que abusam sexualmente de outras mulheres INDICADOS PARA O OSCAR! Porque boa atuação é mais importante do que humanidade, do que integridade! Porque o coitadinho realmente precisa de ajuda!”
Boys! BUY ur way out of trouble by settling out of court!Just do a good acting job,thats all that matters!bc Art isn’t about humanity,right?
— Constance Wu (@ConstanceWu) 24 de janeiro de 2017
Tradução: “Meninos! COMPREM a sua saída dos problemas resolvendo-os fora dos tribunais! Apenas façam um bom trabalho como atores, porque é isso que importa! Porque arte não se trata de humanidade, certo?”
Em um texto mais longo, Constance defendeu que o comitê da premiação deve tomar cuidado com as suas escolhas, e aprender com os erros passados. “[Eles] não devem repeti-los e usá-los como uma desculpa para reforçar os maus tratos nojentos e muitas vezes escondidos que a indústria dá às mulheres”, disse:
Here’s a thing I wrote during an convo w/ @PeterShinkoda about how Casey Affleck’s win will be a nod to Trump’s. pic.twitter.com/FjrRsniS9d
— Constance Wu (@ConstanceWu) 24 de janeiro de 2017
Por fim, ela contou que a aconselharam a parar de se manifestar sobre Casey Affleck, pois isso poderia afetar a carreira dela. “F… a minha carreira, então. Antes de tudo, sou uma mulher e um ser humano. É nisso que o meu trabalho se sustenta”:
I’ve been counseled not to talk about this for career’s sake. F my career then, I’m a woman & human first. That’s what my craft is built on.
— Constance Wu (@ConstanceWu) 24 de janeiro de 2017
Muitas pessoas aplaudiram a atriz por falar sobre a indicação de Casey Affleck.
@ConstanceWu pic.twitter.com/qIVZ8IayZe
— Emma Gray (@emmaladyrose) 25 de janeiro de 2017
@ConstanceWu I am always blown away by your courage, Constance! Keep on keeping on! pic.twitter.com/4SLSeDQmJQ
— 202-224-3121Congress (@monkeypox0104) 24 de janeiro de 2017
Vale lembrar que quando Casey Affleck ganhou o Globo de Ouro, algumas pessoas já haviam criticado a premiação no Twitter por causa do caso de 2010. Será que mais alguém de Hollywood se manifestará sobre o assunto?