Atrizes lançam campanha para acabar com Aids e outras doenças
Natalie Portman, Penélope Cruz, Diane Kruger e a cantora Annie Lennox fazem apelo para que o mundo intensifique a luta contra a AIDS, tuberculose e malária
Artistas pedem por promessa para que as crianças de hoje não sejam adultos portadores dessas doenças no futuroNo dia 10 de outubro acontecerá a 6ª Conferência de Reconstituição do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, em Lyon, na França. Com o objetivo de sensibilizar líderes mundiais a se comprometerem com o fim da epidemia das três doenças infecciosas que mais matam no mundo, as atrizes Natalie Portman, Penélope Cruz, Diane Kruger e a cantora Annie Lennox criaram uma campanha mundial na plataforma Change.org.
O abaixo-assinado, lançado dia 11 no Reino Unido, chegou ao Brasil nesta quinta-feira, 26. Além dos dois países, a campanha também coleta assinaturas na Alemanha, França e Itália. A petição lembra que o fundo global foi criado em 2002 para lutar contra a dor e o sofrimento provocados pela destruição de milhões de vidas e comunidades vítimas da Aids, tuberculose e malária no mundo. Desde então, 32 milhões de vidas foram salvas.
A campanha alerta que essas graves doenças infecciosas estão “recuperando terreno”, já que quase 1 mil mulheres e jovens meninas são infectadas pelo vírus HIV todos os dias, no mundo. “Desigualdade de gênero, discriminação, violência, acesso limitado à educação e a falta de serviços adaptados inibem o acesso das mulheres e jovens aos serviços de saúde, e alimentam novas infecções”, destaca trecho da petição hospedada na Change.org.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
O fundo ajuda no combate dessas doenças ao destinar recursos para o financiamento de clínicas e apoio a enfermeiros e médicos. As celebridades esperam que a conferência de reconstituição do fundo permita angariar US$ 14 bilhões para salvar 16 milhões de vidas.
“Eu testemunhei pessoalmente a devastação causada pela AIDS, tuberculose e malária em todo o mundo. Temos os instrumentos para acabar com essas doenças. Se agirmos agora, poderemos alcançar esse objetivo global até 2030. Vamos pôr fim a estas epidemias de uma vez por todas! Isso pode ser feito”, clama a cantora, compositora e ativista escocesa Annie Lennox no texto da petição. As artistas temem uma perda dos progressos alcançados até hoje.
Em julho, foi publicada uma carta aberta, assinada por 40 artistas, atletas e ativistas, além de 35 mil pessoas de diversos países, prometendo acabar com as três doenças infecciosas até 2030 – ano em que as crianças de hoje já serão adultas.
“Como mãe, estou profundamente preocupada com o legado que vamos deixar à próxima geração. Embora as crianças de hoje tenham muitas batalhas pela frente, tenho convicção de que a AIDS, a tuberculose e a malária não serão deixadas para eles”, declarou Penélope Cruz, confiante, no texto do abaixo-assinado.