Banco Mundial apoia Caronetas na difusão da cultura da carona

No ar há um ano, o site Caronetas, que promove a troca de caronas entre funcionários de grandes empresas, já tem quase 900 companhias e mais de 230 mil funcionários cadastrados. A novidade é que agora, com a ajuda do Banco Mundial, o site vai embarcar no desafio de tentar criar um política pública para incentivar o hábito da carona no Brasil.

De acordo com Márcio Nigro, fundador do Caronetas, o objetivo é que a parceria promova uma troca internacional de experiências e resulte na elaboração de um plano para a região da Berrini, em São Paulo, que durante três meses, servirá de teste para o que será proposto posteriormente ao governo federal.

Consultores de transportes com experiência em projetos de mobilidade urbana bem sucedidos de outros países, foram convocados pelo Banco para pensar junto com o Caronetas um programa de incentivos e garantias para aqueles que pegarem e oferecerem caronas.

Fase Piloto

No início de março começa a primeira etapa da fase piloto, uma pesquisa de opinião com os funcionários das empresas que concordaram em participar do projeto. Em seguida diferentes ações como vaga exclusiva para quem dá carona, desconto no estacionamento e taxi garantido em caso de perda da carona serão testadas. Ao final, será feita uma avaliação para ver o que deu certo e o que não deu.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.