Barragem da Samarco em Mariana sofre novo deslizamento de lama

Com informações do G1

27/01/2016 21:33

A mineradora Samarco informou que houve um novo deslizamento de lama nesta quarta-feira, dia 27, na Barragem de Fundão, em Mariana (MG). Em nota divulgada à imprensa, a mineradora afirma que o incidente foi de pequena proporção e não há vítimas.

Mesmo assim, cerca de 450 funcionários que trabalhavam em obras foram retirados do complexo de barragens e não voltaram a trabalhar nesta quarta-feira. O deslizamento teria ocorrido, de acordo com a mineradora, devido ao grande volume de chuvas na região nos últimos dias.

Segundo a Samarco, o deslizamento aconteceu dentro da área das barragens, entre Fundão e Santarém, e não houve vazamento externo.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Mariana disseram ter tomado conhecimento do deslocamento, mas não foram ao local. O Ministério Público enviou uma equipe para avaliar a situação.

Por meio de nota, o governo de Minas informou que equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar também foram enviadas ao local. A ocorrência foi registrada por volta das 12h e foi emitido um alerta amarelo para segurança dos trabalhadores.

Representantes do Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também foram ao local para uma avaliação ambiental da ocorrência.

Lama vazou dentro de área de barragens da Samarco em Mariana
Lama vazou dentro de área de barragens da Samarco em Mariana

Leia a íntegra da nota da Samarco enviada à imprensa no portal G1.