Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo vencem prêmio internacional de mobilidade
Cidades conhecidas pelo congestionamento e transporte público lotado venceram o prêmio; conheça as políticas públicas de mobilidade que querem reverter os problemas
Na terça-feira, 13 de janeiro, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo foram as vencedoras do prêmio Sustainable Transportation Award 2015.
A ideia é premiar as cidades que realizaram melhorias na mobilidade para as cidadãos, reduziram a emissão de gases de efeito estufa e a segurança e acesso dos pedestres e ciclistas.
Normalmente, a cerimônia premia apenas uma cidade por projetos inovadores de mobilidade sustentável. Em 2014, a vencedora foi Buenos Aires.
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Também concorreram ao prêmio Bhopal (Índia), Brasília (Brasil), Cape Town (África do Sul), Gurgaon (Índia), Hensinki (Finlândia), Iloili City (Filipinas), Milão (Itália), Surat (Índia) e Toluca (México).
O prêmio é realizado pelo ITDP – Institute for Transportation and Development Policy.
Confira algumas das melhorias realizadas pelas cidades.
Belo Horizonte
– Primeiro município alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) com ações para os próximos 20 anos.
– Observatório da Mobilidade na qual os cidadãos poderão expressar as demandas junto ao poder público municipal;
– Primeiro corredor do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que transporta 480 mil passageiros diariamente e tempo de viagem reduzido em 40%;
– Segundo corredor de ônibus em execução, que ampliará o número de passageiros beneficiados;
– Espaço urbano foi revitalizado no conceito de desenvolvimento orientado ao transporte;
– Rede cicloviária de 27 km, com previsão de extensão para 320 km.
Rio de Janeiro
– Rede de corredores de ônibus que atende 400 mil passageiros por dia em 95 km de vias;
– Previsão de atendimento de 1 milhão de passageiros por dia nos corredores;
– Previsão de atender 60% da população em uma rede de transporte coletivo, incluindo corredores de ônibus, trilhos e VLT;
– 450 km de ciclovias até 2016;
– Criação do Conselho Municipal de Transporte.
São Paulo
– Operação “Dá Licença ao Ônibus”, com 320 km de vias dedicadas ao transporte coletivo;
– Aumento de 21% na velocidade dos ônibus e ganho de 40,7 minutos por dia em 2014 para os passageiros;
– Plano Diretor de 2014 que colocou o desenvolvimento orientado pelo transporte;
– Expansão da rede cicloviária. A cidade pretende construir 400 km de ciclovias até o fim de 2015.