Beneficiários do BPC receberão pagamentos em abril

Início dos pagamentos do Benefício de Prestação Continuada traz preocupação para beneficiários

Entenda as regras do BCP
Créditos: Marcello Casal JrAgência Brasil
Entenda as regras do BCP

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a iniciar mais uma rodada de pagamentos para seus segurados, incluindo aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, para desapontamento desses beneficiários, o valor a ser recebido neste mês de abril será menor do que o habitual. Isso se deve à ausência de um adicional concedido aos demais segurados, uma antecipação do 13º salário, que não é aplicável ao BPC.

BCP para idosos

O BPC é um benefício voltado para idosos com mais de 65 anos que não possuem condições financeiras para se manterem. Além dos idosos, pessoas com deficiência, incluindo aquelas com autismo, também podem ser beneficiárias do programa. Para se qualificar, é necessário que a renda familiar mensal por pessoa seja de até ¼ do salário mínimo, equivalente a R$ 353. É importante ressaltar que não é exigido que o beneficiário tenha contribuído para o INSS para receber o BPC.

Datas de pagamento

As datas de pagamento do BPC em abril são determinadas com base no número final do cartão do benefício, desconsiderando o número após o traço. Os depósitos iniciarão a partir do dia 24 de abril e seguirão conforme o seguinte calendário:

  • Final do benefício: 1 – Data de pagamento: 24/04
  • Final do benefício: 2 – Data de pagamento: 25/04
  • Final do benefício: 3 – Data de pagamento: 26/04
  • Final do benefício: 4 – Data de pagamento: 29/04
  • Final do benefício: 5 – Data de pagamento: 30/04
  • Final do benefício: 6 – Data de pagamento: 02/05
  • Final do benefício: 7 – Data de pagamento: 03/05
  • Final do benefício: 8 – Data de pagamento: 06/05
  • Final do benefício: 9 – Data de pagamento: 07/05
  • Final do benefício: 0 – Data de pagamento: 08/05

A antecipação do 13º salário, que começará a ser depositado neste mês, não contempla os beneficiários do BPC, uma vez que esse benefício não é considerado uma aposentadoria. Além disso, os segurados do BPC não deixam pensão por morte, o que reforça a exclusão desse adicional para esse grupo específico.

Embora o recebimento do BPC proporcione um alívio financeiro para os idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, a redução do valor neste mês pode gerar preocupações adicionais para esses beneficiários, que já enfrentam desafios significativos em suas condições de vida. A falta do adicional do 13º salário pode representar uma perda importante de recursos para esses indivíduos e suas famílias.