BH desponta como a melhor capital do Brasil

Levantamento foi realizado pela consultoria paulista Delta Economics & Finance

06/11/2014 15:52 / Atualizado em 04/05/2020 15:09

No índice BCI 100, BH teve 22,65 pontos, a 2ª maior nota entre as cidades pesquisadas
No índice BCI 100, BH teve 22,65 pontos, a 2ª maior nota entre as cidades pesquisadas

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria paulista Delta Economics & Finance, Belo Horizonte foi classificada como a melhor capital do país.

A pesquisa avaliou 5.564 municípios brasileiros, considerando um conjunto de 77 atributos divididos em dez dimensões: Geral, Governança, Bem-estar, Econômica, Finanças, Domicílio, Saúde, Educação, Segurança e Digital. A capital mineira obteve 22,65 pontos, a segunda maior nota entre todas as cidades pesquisadas, ficando atrás apenas da cidade de Santos, no estado de São Paulo.

A análise gerou o Índice das 100 Maiores e Melhores Cidades do Brasil (BCI 100). As informações utilizadas pela Delta Economics & Finance, para a produção do BCI 100, foram coletadas entre agosto e setembro de 2014.

Os dados são provenientes de fontes primárias obtidas da administração pública, bem como de órgãos e instituições governamentais, disponibilizadas por fontes como o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013; Ministério das Comunicações; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Secretaria do Tesouro Nacional (STN); Ministério da Fazenda, entre outros.

Na avaliação de Belo Horizonte, se destaca a sua classificação entre as dez cidades com o IDHM mais elevado, alcançando a marca de 0,81. Esse indicador mede a qualidade de vida da população, considerando os quesitos saúde, educação e renda. Sua escala vai de 0 a 1 ponto, ou seja, os valores mais próximos de 1 indicam melhores condições de vida.

Outras dados e informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Belo Horizonte.