Biblioteca de São Paulo debate educação em três atos

A Biblioteca de São Paulo organiza nesta semana três eventos gratuitos para debater a educação. As atividades fazem parte da Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, que completa dezoito anos.

Nesta quarta-feira, dia 15, às 19h, haverá um bate-papo sobre “As políticas educacionais -desafios dos novos governos”. O encontro busca estabelecer um diálogo sobre os principais temas a serem enfrentados com vistas a garantia de uma educação de qualidade. O evento é voltado a lideranças comunitárias, gestores públicos, militantes sociais, pesquisadores, estudantes e demais interessados.

Na quinta-feira, dia 16, e na sexta-feira, 17, das 15h às 17h, ocorrerá a oficina “Espaços de leitura como estratégia de desenvolvimento local“. A atividade abordará de forma dinâmica as diferentes etapas para a implantação e gestão de práticas comunitárias de incentivo à leitura e escrita.

Na sexta-feira, a partir das 19, serão exibidos dois filmes com o tema educação: o curta “Vida Maria”, de Márcio Ramos, e o longa chinês, “Nenhum a menos”, de Zhang Yimou vencedor do Festival de Veneza de 1999.

Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem Vida Maria conta a história de Maria José, um menina de 5 anos, que mora no sertão nordestino e é levada a largar os estudos para trabalhar.

Nenhum a menos, de Zhang Yimou, retrata a situação de estudantes de escolas rurais na China.