Bibliotecas do Metrô fazem empréstimos gratuitos
As bibliotecas do Metrô ultrapassaram a marca de 270 mil livros retirados.
As bibliotecas Embarque na Leitura localizadas em algumas estações de metrô, contam com apoio do Ministério da Cultura, e execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor. Seu objetivo é incentivar o hábito da leitura na população por meio da oferta de livros novos, best-sellers e clássicos da literatura. Os cinco acervos totalizam mais de 17 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis, de auto-ajuda, entre outros.
Os cadastros das cinco bibliotecas são independentes, mas o procedimento para se cadastrar e receber a carteirinha é o mesmo: os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e uma foto 3X4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Somente poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo, gratuito, pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas.
Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas. Atenção: os livros retirados só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- Biblioteca Vila Palmares recebe escritora Cláudia Lage nesta quinta
Além do empréstimo de livros, as bibliotecas Embarque na Leitura contam com uma agenda de atividades ligadas à literatura, como tarde de autógrafos, conversa com escritores, contadores de história e distribuição de livros.
Veja as estações que oferecem o serviço
Estação Santa Cecília da Linha 3-Vermelha, funciona desde o ano passado. Com mais de 2200 livros no acervo, ela atende não só os usuários desta estação, mas também aos moradores da região, oferecendo o mesmo serviço já existente nas demais linhas do Metrô. O acervo abrange todas as áreas do conhecimento, destacando-se a literatura brasileira e a estrangeira, filosofia, artes, religião, sociologia, história e geografia. Uma coleção especial de livros infantis e em braile completam a diversa coleção de títulos. O grande diferencial dessa biblioteca é a nova arquitetura que contempla balcão adaptado para portadores de necessidades especiais.
Além dessa unidade com empréstimos gratuitos de livros ao público na rede metroviária, a cidade conta com unidades nas estações Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), Tatuapé (Linha 3-Vermelha), Luz (Linha 1-Azul) e Largo Treze (Linha 5-Lilás).